A Geriatria é a especialidade responsável pelo tratamento de pacientes idosos e no seu processo natural de envelhecimento. Além de auxiliar familiares e pacientes na melhor forma de se cuidar na terceira idade, o profissional também atua no tratamento de doenças comuns para essa faixa etária, como problemas cardiovasculares (infartos, AVC, alterações no coração), problemas pulmonares, demências, Parkinson, doenças que afetam as articulações (osteoporose, atrites) e diabetes.
Os exames mais comuns solicitados pelo médico geriatra são: exames laboratoriais, exames cardiológicos (eletrocardiograma, ecocardigrama) raios-X, ultrassonografia, tomografia e ressonância.
Pacientes idosos que possuem queixas como dores articulares e na cabeça, esquecimentos, estresse frequente, fadiga, perda de peso, tonturas, frequente sensação de sede dentre outros fatores, devem procurar essa especialidade.
Além de cuidar do tratamento de doenças, essa especialidade também é importante no auxilio de uma vida com qualidade para pessoas idosas. Com o aumento da população idosa no Brasil e no mundo se torna extremamente viável a procura pela geriatria, para garantir métodos para prolongar cada vez mais uma vida saudável.